Emily Lima estreia no comando da Seleção Brasileira Feminina de Futebol

Começa um novo ciclo para a Seleção Brasileira Feminina de Futebol. Emily Lima, primeira mulher a comandar a equipe na história, estreia contra a Costa Rica, pelo Torneio Internacional de Manaus 2016, nesta quarta-feira (07). O jogo será na Arena da Amazônia, 22h15. Olhares atentos para a nova formação tática da Seleção e para a maneira como o processo de transição pós-Rio 2016 vai ser conduzido.

Mas, há quem está atento mesmo ao fato de como uma mulher vai se portar no cargo mais alto da comissão técnica em um país como o Brasil, ainda tão machista e com um mercado da bola absolutamente hostil à participação feminina. Seja na imprensa esportiva, com a bola nos pés ou em cargos de gestão, a mulher ainda é vista por muitos como corpo estranho nesse universo.

Duvida? Balela? Veja a reportagem divulgada hoje pelo Portal UOL, que traz dados e relatos muito interessantes para mostrar como falta respeito e sombra preconceito na rotina de mulheres que trabalham com esporte. O momento –marcado pela estreia de Emily Lima na Seleção– não poderia ser mais oportuno.

Bem, esta é uma discussão muito mais longa e que terá a devida atenção em outro momento, já que o assunto é delicado e requer tempo e argumentação. Vamos ao jogo!

Brasil x Costa Rica

Tudo indica que Emily vai manter, pelo menos à princípio, a base da Seleção Brasileira construída por seu antecessor, o técnico Vadão. Até porque, não há como tirar o tom ofensivo do time, regido pelo talento de Marta e Cristiane. As duas atletas não estarão no Torneio Internacional, porque a competição não consta como Data Fifa e, por isso, os clubes internacionais não são obrigados a liberar as jogadoras. Mesmo assim, é o início de um novo conceito de jogo, que já está em construção e precisa ser testado.

Além de manter o brilho ofensivo do time, a ideia é ter uma defesa mais consistente. O torneio será um bom teste. Além da Costa Rica, o Brasil enfrenta as seleções da Rússia (11/12) e da Itália (14/12). As duas seleções melhores colocadas no quadrangular serão as finalistas, enquanto as outras duas disputarão o terceiro lugar. Todos os jogos serão realizados na Arena da Amazônia.

O Torneio Internacional é realizado desde 2009 e o Brasil é hexacampeão. Só ficou sem o título em 2010, quando o Canadá sagrou-se campeão.


ATUALIZAÇÃO: A Seleção goleou a Costa Rica por 6 a 0. Os gols do Brasil foram marcados por Andressinha, Tamires, Gabi Zanotti (2) e Beatriz (2). Com o resultado, a seleção brasileira lidera a competição com três pontos ganhos e seis gols de saldo. A Itália, que venceu a Rússia por 3 a 0, ocupa a segunda colocação. O Brasil volta a campo no domingo, quando enfrenta a Rússia, às 8h45 (de Brasília), na Arena da Amazônia.

Comente aqui

Related Posts