Circuito Loterias Caixa testa paralímpicos para os Mundiais de natação, atletismo e halterofilismo

Os melhores atletas paralímpicos da atualidade na natação, no atletismo e no halterofilismo vão ter as habilidades testadas na primeira fase nacional do Circuito Loterias Caixa, que começa nesta sexta-feira (02) e vai até domingo (04). A competição terá um aditivo motivacional, a proximidade dos Mundiais das três modalidades, no segundo semestre. Ao todo, são 654 atletas brigando por medalhas no Circuito.

Atletismo

O Circuito Loterias Caixa é a última oportunidade para garantir uma vaga na delegação que vai representar o país no Mundial da Modalidade, em Londres, de 14 a 23 de julho. Atletas como Yohansson Nascimento e Alan Fonteles ainda precisam melhorar as marcas para carimbar o passaporte para a Inglaterra.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pretende levar 25 atletas e estabeleceu índices fortes, para que todos cheguem em Londres com chances de medalha. Treze já conseguiram a vaga e outros dez fizeram índice B nas fases classificatórias anteriores e estão próximos de integrar o time brasileiro para o Mundial.

Natação

(Foto: Buda Mendes / CPB)
(Foto: Buda Mendes / CPB)

As atenções estão voltadas, como sempre, para Daniel Dias (foto). O maior medalhista brasileiro em Jogos Paralímpicos, com 24 medalhas, disputa quatro provas na classe S5 e é franco favorito em todas elas. O Circuito integra a preparação do atleta para o Mundial de Natação, marcado para setembro, na Cidade do México. Mas, Daniel vai poder nadar tranquilo, pois já garantiu o índice para a competição.

No Circuito, Daniel vai seguir o que planejou logo após os Jogos do Rio 2016, quando decidiu focar nos estilos livre e costas, diminuindo, assim, a maratona de provas que costuma encarar nas competições.

As provas do Circuito também vão dar a Daniel o ritmo para enfrentar a etapa de Indianápolis (EUA) da World Series do Comitê Paralímpico Internacional, quando ele vai enfrentar o principal rival, o norte-americano Roy Perkins.

Halterofilismo

Os halterofilistas buscam, no Circuito Loterias Caixa, chamar a atenção do CPB. É que ainda há espaço na delegação brasileira para o Mundial da modalidade –marcado para setembro, também na Cidade do México. As vagas vão ser preenchidas de acordo com critérios da Confederação, que levam em conta o potencial de evolução de cada competidor. Os últimos convocados vão se juntar a outros nove brasileiros já garantidos no Mundial.

O Circuito

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. É o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

2 Comentários

  • Giancarlo Maron
    6 meses atrás

    Que todos os paratletas obtenham seu êxodo em suas habilidades e respectivas modalidades. . Seu dúvida esse Circuito favorece e valoriza o desporto paralímpico Brasileiro. Congratulações, Gabriela Costa, pela matéria e pela pagina! Estimas a seus colegas do EM. Não conhecia a página, agora irei acompanhar. Tenho um atleta que estará na competição. Sou treinador de Atletismo do CTE-UFMG, embora não especialista em paradesporto, treino um jovem paralímpico, que ano passado conseguiu índice para o RIO, no entanto não foi convocado, devido ao numero de vagas. Este ano ele foi campeão dos Jogos Para pan da Juventude em SP. Obteve 3 medalhas de ouro. Amanhã o nosso objetivo é tentar a classificação para o Mundial JR. Que será na Suíça em Agosto. Espero que os resultados tragam e refletem grandes reportagens para vocês. Aproveito e parabenizo a reportagem do EM de domingo da paratleta Isabela Campos, que também treina no CTE-UFMG. Minas também bem representado no cenário Brasileiro, e a mídia contribui muito para esse sucesso. Saudações, Giancarlo Maron

    • Gabriela Costa
      Gabriela Costa
      6 meses atrás

      Olá, Giancarlo. Muito obrigada pelo seu comentário! Espero que continue mesmo acompanhando o Brasil Olímpico! Não costumo receber notícias sobre o atletismo do CTE-UFMG, quando forem participar de competições ou tiver algo que considere importante divulgar, me mande um email (brasilolimpico.uai@gmail.com). Grande abraço!

Comente aqui

Related Posts