Goalball: como jogar o único esporte essencialmente paralímpico

Normalmente, um esporte tem as características convencionais adaptadas para ser praticado por quem tem alguma deficiência. No caso do Goalball, a lógica foi inversa. O esporte foi criado exclusivamente para ser praticado por cegos. A ideia foi do austríaco Hanz Lorezen e do alemão Sepp Reindle, que criaram em 1946 a nova modalidade para inserir no universo do esporte veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão. Trinta anos mais tarde, o Goalball já se apresentava como esporte de exibição, em Toronto-1976, e foi inserido no programa Paralímpico em Arnhem-1980.

O Brasil só despertou para o esporte em 1985, mas a ascensão na modalidade foi relativamente rápida. Dez anos depois, a seleção brasileira já era prata no Parapan de Buenos Aires. A estreia em Paralimpíadas aconteceu em Pequim-2008 e a inédita medalha chegou em 2012, com a prata em Londres

Veja como se joga o Goalball:

Este infográfico mostra todas as regras do Goalball em detalhes para ninguém ficar perdido na hora de acompanhar a seleção brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016!

brasil2016_infosparalimpicosvf_goalball
Fonte: Ministério do Esporte

 

Comente aqui

Related Posts